Bem estar e saúde – Sete alimentos que reduzem o colesterol

Se você tiver níveis altos de colesterol, uma das primeiras coisas que você deve examinar é a sua dieta.

Você está consumindo alimentos que ajudam a reduzir o colesterol? Ou tem evitado aqueles que aumentam?

Aqui vai uma lista de 7 alimentos que devem estar no seu carrinho de compras e que prometem baixar o seu colesterol naturalmente:

AMÊNDOAS: são grandes responsáveis quando se trata de reduzir seu colesterol. Ricas em gorduras insaturadas que ajudam a aumentar o colesterol saudável, enquanto reduzem o colesterol ruim.

Inclua amêndoas na sua dieta. Mas tome cuidado com a quantidade (por serem ricas em calorias). Tudo que você precisa são 10-12 delas por dia.

AZEITE DE OLIVA: este óleo é uma estrela no mundo da nutrição, rico em antioxidantes e gorduras monoinsaturadas que reduzem o mau colesterol e elevam o bom.

Em estudo que analisou pessoas com colesterol alto, amostras de sangue apresentaram menor potencial de formar coágulos duas horas após os pacientes do estudo comerem uma refeição com azeite de oliva.

Isso porque o azeite é rico em compostos fenólicos, substâncias vegetais que tornam o sangue menos susceptível a coagular. Tudo o que você precisa é de cerca de 2 colheres de sopa por dia para se beneficiar. Use-o no lugar de outras gorduras.

ASPARGOS NO VAPOR: não há nada de errado com um prato de legumes cozidos na sua dieta, mas preparar no vapor pode ajudar a manter as propriedades medicinais de alguns alimentos, incluindo os aspargos.

Outros vegetais que melhoram após um tempo curto no vapor são: beterraba, quiabo, cenoura, berinjela, feijão verde e couve-flor.

Pesquisadores acreditam que cozinhar estes vegetais no vapor pode ajudá-los a eliminar ácidos biliares, o que significa que o fígado precisa gastar colesterol LDL para fabricar a bile. Resultado: menos colesterol ruim na sua circulação.

MINGAU DE AVEIA: começar o dia com uma tigela de mingau de aveia é uma opção inteligente. De todos os cereais integrais, a aveia é a melhor fonte de fibra solúvel – o tipo de fibra que previne que o colesterol seja absorvido na corrente sanguínea.

Tenha como alvo comer de 5 a 10 gramas de fibra solúvel por dia. Se você comer 1 xícara de farinha de aveia cozida no café da manhã, você já tem 5 gramas dessa fibra. Adicione ao mingau uma maçã picada e pronto, você já ganhou mais 3 gramas.

MIRTILOS (BLUEBERRY): você já deve ter ouvido que o mirtilo (blueberry, em inglês) é um superalimento. Qual a razão para tanta fama? Eles ajudam a manter suas artérias limpas, reduzindo os níveis sanguíneos de colesterol LDL.

Os investigadores suspeitam que isso ocorre porque eles melhoram a função hepática. O resultado final: o colesterol é varrido para fora da circulação muito mais facilmente.

TOMATES: coma tomates e seus derivados, ricos em licopeno, todos os dias por algumas semanas e você pode diminuir o seu mau colesterol LDL em quase 10%, de acordo com um estudo recente.

Pesquisadores acreditam que o licopeno dos tomates inibe a produção de LDL, enquanto que, ao mesmo tempo, ajuda a quebrar essa gordura.

Entretanto, o licopeno é melhor absorvido pelo corpo nos tomates cozidos. Você deve consumir pelo menos 25 miligramas de licopeno por dia para ter esse benefício, o que significa meia xícara de molho de tomate.

ABACATES: eles estão repletos de gorduras monoinsaturadas e amigas do seu coração, que derrubam os triglicérides e o colesterol ruim, enquanto aumentam o colesterol bom.

Estes alimentos, associados com atividade física regular, repouso adequado, diminuição do consumo de açúcares refinados e gorduras de origem animal vão ajudá-lo a manter seu colesterol dentro dos limites saudáveis, naturalmente!

Fonte:portalnatural.com.br

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